A importância do Fator de Operação na redução dos custos da soldagem e no aumento da produtividade

Saiba como calcular o custo das operações de soldagem e muito mais

04 de agosto, 2020

Aprenda a calcular o custo das operações de soldagem e muito mais!



 



A saúde financeira, para qualquer empresa, é de extrema importância. Afinal, menores custos implicam em maior competitividade, maiores lucros e, como consequência, a sobrevivência ou crescimento do negócio. No caso das operações de soldagem, não levar o Fator de Operação à sério pode fazer com que os gestores destas operações tomem decisões não apropriadas e que podem custar muito caro para a organização.



Conhecer e saber como calcular custo das operações de soldagem é fundamental e inicia quando é definido o processo de solda apropriado a aplicação. Os cálculos devem ser feitos desde o projeto e/ou orçamento para se assegurar e controlar os mesmos e ter sucesso, por exemplo, em um processo de concorrência e para a empresa ter um grande diferencial competitivo. 



Pensando nisso, Sumig preparou este artigo sobre a importância de se conhecer o Fator de Operação na soldagem e o quanto ele é importante nas considerações em relação redução dos custos da soldagem e no aumento da produtividade. 





O que é o Fator de Operação?

 



Antes de tudo, é preciso entender o que é Fator de Operação e como ele afeta os custos da soldagem e da produtividade. Esse termo, refere-se ao tempo efetivamente empregado pelo soldador na execução de soldas. Geralmente, esse fator é calculado e mencionado em porcentagem. 



Por exemplo: um soldador trabalha 8 horas/dia. Dentro da sua jornada, ele executa soldas durante 2 horas — logo, o fator de operação deste profissional será de 25%. O resto do tempo deste soldador é gasto em outras atividades ligadas ou não à operação. 



 



 Como evoluir da Indústria 2.0 para 4.0?



 



Quais são os custos mais comuns de soldagem e como reduzi-los? 

 



Sem dúvida, o custo de homem-hora é o mais expressivo dentro de uma operação de soldagem. Ele pode representar entre 60% e 80% do total dos custos, causando assim um grande impacto nos custos operacionais da operação de soldagem. Outras despesas incluem matéria-prima, energia elétrica, consumíveis de solda, entre outros, que também devem ser consideradas na gestão destes custos.



Conhecendo o Fator de Operação, o gestor pode aplicar ações efetivas que refletem no custo da soldagem e na produtividade. Existem diversas maneira de se aumentar o fator de Operação, entre elas: 




  • Robotizar ou Mecanizar a operação de soldagem;

  • Utilizar processos alternativos;

  • Substituir os equipamentos;

  • Fornecer aos soldadores e soldadores equipamentos e acessórios que possibilitem maior conforto operacional;

  • Executar treinamento em Processos de Solda a todos da estrutura responsáveis pelas operações de soldagem.



Tais ações certamente irão impactar positivamente na produtividade e irá diminuir o custo geral da operação.





Aliás, quem visa reduzir o custo da soldagem definitivamente deve investir em uma célula de soldagem robotizada. Essa solução gera maior Fator de Operação e por possibilitar maior tempo de soldagem, acabando aumentando a produtividade. Uma célula de soldagem robotizada, onde aplicável, por exemplo, pode aumentar expressivamente a produtividade — chegando a pelo menos dobrar a produção.



 



Passos infalíveis para sua empresa implantar uma célula robotizada e otimizar os resultados



 



Além de focar nas medidas mencionadas para aumento da produtividade, o gestor pode avaliar outros custos individuais que impactam no custo da operação de soldagem. Entre eles, podemos citar: modificação do projeto da junta, dimensional do componente (como espessura) e classe de matéria-prima (desde que atendam aos requisitos do projeto e da aplicação), otimizar qualidade de montagem, investir em equipamentos de cortes e dobramento mais precisos, entre outros.



Também, é recomendado adquirir consumíveis que possibilitam o aumento na razão de depósito e outros benefícios relacionados ao desempenho e melhoria na qualidade das soldas. Infelizmente, muitas empresas acreditam que a solução é adquirir consumíveis mais baratos, mas como os mesmos não oferecem o mesmo nível de desempenho, acabam tendo o efeito contrário. Ou seja: tal decisão aumenta os custos decorrentes dos problemas com a qualidade das soldas, além de causar problemas no campo, operações extras, custos escondidos etc.  



 



Conheça as soluções da Sumig para reduzir o custo de soldagem

 



Ciente da importância de reduzir o custo de soldagem, Sumig oferece soluções para atender às necessidades em relação às aplicações e operações de soldagem e corte, junto com outras possibilidades que irão impactar positivamente na parte financeira das empresas.



Afinal, o que define o processo de solda é justamente a aplicação ou o componente a ser soldado. Depois que o processo de solda é definido, os profissionais envolvidos precisam definir o equipamento apropriado ao processo e que esteja de acordo com ciclo de trabalho e potência de energia (corrente e tensão) necessários para executar as soldas com maior Fator de Operação. 



Sumig possui diversos equipamentos, que atendem aos diferentes processos, ciclos de trabalho e fator de operação das soldagens. As soluções da Sumig possuem excelente resposta dinâmica e desempenho superior ao de outras marcas, possibilitando soldas de qualidade, com maior estabilidade do arco e conforto operacional. Consequentemente, isso aumenta o fator de operação e reduz o custo de soldagem.



Sumig atua no mercado de solda desde 1980 e é a maior fabricante de tochas de solda MIG, TIG e Corte Plasma da América Latina. Sumig é especializada em soluções para solda e corte e pode ajudar sua empresa a reduzir o custo de soldagem e aumentar a produtividade. Expressivamente!


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias