Como escolher uma máquina de solda pela internet

A tendência de negócios pelo e-commerce não é de hoje, mas ganhou muita força com o avanço da pandemia. O setor cresceu 48% no início de 2020, principalmente aquecido com produtos para hobbies, reparos residenciais, eletrodomésticos, ferramentas e de livrarias.

04 de agosto, 2021



 



A tendência de negócios pelo e-commerce não é de hoje, mas ganhou muita força com o avanço da pandemia. O setor cresceu 48% no início de 2020, principalmente aquecido com produtos para hobbies, reparos residenciais, eletrodomésticos, ferramentas e de livrarias. Só que essa não é a única possibilidade das compras online: agora, também é possível escolher a máquina de solda pela Internet.



Esse mercado tem atraído diversos profissionais por facilitar a comparação de preços e características entre os produtos disponíveis nas mais diversas plataformas que os oferecem. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de decidir por determinada marca ou fornecedor.



 



Como escolher uma máquina de solda pela Internet



 





 



Há quem diga que, hoje em dia, é mais fácil escolher qual máquina de solda levar. Afinal, muitas possuem tecnologia equivalente ou similar: são, na sua grande maioria, equipamentos ou fontes de solda com tecnologia inversora e que podem ser utilizadas tanto em aplicações mais leves como na indústria metalmecânica.



Devido a esta grande quantidade de opções, muitos soldadores e soldadoras podem ficar indecisos na hora de comprar o produto correto. Primeiro, é muito importante lembrar que o investimento não deve considerar apenas o preço. O valor precisa justificar o uso da máquina naquilo que você pretende soldar. Logo, se você é iniciante, precisa antes decidir o processo de solda que será utilizado e os recursos que irá necessitar.



Olha só o que levar em consideração antes de escolher a máquina de solda pela Internet:



O que você pretende soldar? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, pois o equipamento precisa ter a potência e recursos corretos para o seu objetivo.



• Que tipo de material você vai soldar? Isso é muito importante para definir o processo de solda que irá utilizar e saber os recursos que a máquina precisa para aplicar corretamente o processo. Por exemplo, a soldagem de alumínio pede por uma máquina de Processo TIG. A fonte deve ter Corrente Alternada, Balanço da Onda, entre outros. Caso contrário, o profissional não terá sucesso na tarefa.



• Por fim, quanto você pretende gastar? Dependendo do processo, você terá gastos adicionais. Por exemplo, tocha, cilindro de gás, regulador, etc. Ainda que o valor não seja o único aspecto a ser visto na máquina de solda pela Internet, ele não pode ser ignorado.



 



Cuidados na hora de escolher uma máquina de solda pela internet



 





 



Antes de comprar a máquina de solda pela Internet, faça uma pesquisa sobre o fabricante e se o equipamento segue a norma IEC 60974-1, que trata da Segurança e Operacionalidade de Equipamentos para Solda e Corte Plasma. Essa informação deve aparecer na etiqueta da máquina ou em algum lugar visível ou na documentação do produto, manual de operação por exemplo.



A norma garante que o produto foi projetado, manufaturado, testado e aprovado nos mais rigorosos testes de qualidade exigidos pela norma para os produtos destinados para Solda e Corte Plasma. A regulamentação é aplicada em fontes e acessórios para soldagem a arco elétrico e processos afins e Corte Plasma, projetados para uso hobby, semiprofissional, profissional e industrial.



Logo, trata-se de um importante processo de segurança pessoal e patrimonial no uso do produto. Esse "aval" evita acidentes no uso ou até mesmo choques elétricos que podem ser graves e fatais.



Ao mesmo tempo, é muito importante exigir do fornecedor que o equipamento venha acompanhado do respectivo Manual de Operação em português. O fornecedor deve também informar o tempo de garantia da máquina, conforme a Lei do Consumidor ou Decon.



Na hora de comprar a máquina de solda pela Internet, exija que o vendedor ou fornecedor formalize por escrito onde você deve levar o equipamento para conserto caso ele tenha algum problema e como adquirir peças de reposição caso necessite. Isso também está previsto por lei e no Código de Defesa do Consumidor no Brasil.



Confira também: Eletrodo de Tungstênio


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias