Como fazer o controle de qualidade no processo de soldagem?

Um material pode até perder suas propriedades se não tiver uma soldagem adequada.

05 de setembro, 2019

 





 



A falta de uma soldagem adequada pode fazer um material perder suas propriedades.



 



O controle de qualidade no processo de soldagem é feito basicamente através da medição dos parâmetros que vão ser utilizados na execução de uma peça. Esses parâmetros são, por exemplo: corrente de soldagem, tensão de soldagem, velocidade de soldagem e vazão de gás.





Para garantir um controle de qualidade, são realizados testes e ensaios não destrutivos de soldagem. Em alguns casos, eles podem também ser mecânicos ou destrutivos, conforme a norma definida para essa peça. Os ensaios e testes vão dizer se os parâmetros podem ser utilizados para aquela determinada soldagem. Depois de definido o processo, cabe ao soldador seguir esses parâmetros durante a execução da produção da peça.





Qual é a importância de controlar a qualidade no processo de soldagem?





Após ensaiados e validados, os parâmetros de produção devem ser seguidos. Eles precisam ser respeitados, pois na soldagem ocorre uma união dos materiais e essas juntas soldadas podem modificar as propriedades. Um material que foi criado para suportar a corrosão, por exemplo, pode perder essa propriedade em função da soldagem se ela for feita com os parâmetros fora da especificação pela qual foi aprovada. Por isso a importância da qualidade das soldas e da inspeção.



 



Conhecendo a célula de soldagem robotizada



 



Confira três motivos que justificam a importância de controlar a qualidade da solda:


 



  1. Garantir a segurança das pessoas que utilizam as peças que foram soldadas. Os itens são aplicados em carros, caminhões, aviões e trens. É preciso garantir que não ocorram acidentes e quebras de peças em meios que envolvem soldagem e que as pessoas utilizam.

  2. Certificar que o equipamento tenha resistência/aplicação para o que foi projetado. É necessário garantir que o caminhão consiga carregar a carga sem quebrar, que a retroescavadeira consiga fazer uma terraplanagem em um buraco sem romper, que uma roda de carro não quebre ao passar pelo buraco. O controle de qualidade certifica a funcionalidade da peça. 

  3. Assegurar que a empresa tenha um padrão do seu processo e tenha uma qualidade das peças garantida. O controle na soldagem garante que a empresa sempre fabrique a peça do mesmo jeito e vai atender o que os clientes querem. Qualidade da soldagem garantida faz com que a empresa continue vendendo e seus clientes continuem comprando seus produtos.



O primeiro passo para realizar o controle no processo de soldagem é consultar seus clientes para saber quais normas de soldagem são exigidas para o produto. Algumas áreas, como a petroquímica por exemplo, já definem para seus contratados qual norma deve ser seguida. Se o cliente não definir, a sugestão é escolher uma norma conhecida. Aqui no Brasil, as regras da Sociedade Americana de Soldagem (American Welding Society) são bastante utilizadas e podem ser aplicadas em diversas áreas, conforme o capítulo.



 



Passos infalíveis para a sua empresa implantar uma célula robotizada e otimizar os resultados



 



Após escolher a norma, a recomendação é segui-la inteiramente. A norma vai definir a qualificação do processo e quais ensaios devem ser feitos para que as variáveis sejam validadas. Esse processo gera um EPS, que é uma Especificação de Procedimento de Soldagem. Além do processo estar validado, as pessoas que executam ele, no caso os soldadores, precisam seguir o que foi determinado e atentar para a inspeção visual da solda. Os laboratórios também devem ser homologados para poderem fazer os ensaios. Outro cuidado é que as empresas devem ter profissionais capacitados que consigam fazer a inspeção da solda.



 



 Equipamentos Sumig garantem o controle de qualidade no processo de soldagem



 



A Sumig conta com soluções voltadas especialmente para o controle da qualidade da soldagem. A Intelitocha é uma tocha de solda dotada de um dispositivo eletrônico programável capaz de analisar e controlar, em tempo real, diversos parâmetros do processo de soldagem, interferindo e evitando falhas.





Nesse sentido, a marca lançou recentemente também a Intellimig 500, que é uma máquina de soldagem inteligente. Com ela, é possível rastrear cada peça soldada e controlar o processo através de parâmetros máximos e mínimos.





A Sumig abrange ainda células de solda robotizadas com essas mesmas funcionalidades. Ao todo, portanto, a empresa disponibiliza três linhas de produtos prontas para indústria 4.0: células robotizadas, máquinas de solda inteligentes e tochas para soldagem que funcionam em qualquer máquina de solda.



 



Calculadora de ROI



 



Sumig oferece soluções completas para solda e corte



Desde 1980, a Sumig oferece uma ampla gama de soluções para solda e corte. Equipamentos, tochas, consumíveis, acessórios, sistemas para extração de fumos, sistemas de corte e células robotizadas são algumas das principais opções disponibilizadas pela marca, associando sempre tecnologia e recursos que geram expressiva redução de custos e aumento na produtividade.





A marca atua em inúmeros segmentos, como Agrícola, Rodoviário, Metalúrgica, Máquinas, Autopeças, Revendedor, Caldeiraria, Estruturas Metálicas, Moveleiro, Estaleiros, Bike/Moto, Fundição, Construção Civil, Serralheria, entre outros. Conheça todas as soluções Sumig no nosso site.





Receba uma análise de automatização gratuita da sua peça!



 



Fábio Tiburi | Diretor de Robótica


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias