Abertura de arco no processo TIG

21 de junho, 2022



No Sumig Dicas de hoje você vai conferir os três modos de abertura do arco no processo de solda TIG, suas aplicações e consequências. Cada um dos modos apresenta diferentes situações, que podem ou não beneficiar a operação. Siga na leitura para conhecer todos os modos.



No processo TIG, a abertura do arco pode ser feita de três formas:



Modo um: abrir o arco raspando o eletrodo na peça a ser soldada. Este procedimento é usado com equipamentos que não possuem características apropriadas para operar neste processo. Neste caso, são feitas adaptações na tocha para passagem do gás de proteção. Não é uma técnica recomendada, pois pode danificar o eletrodo e contaminar a junta com resíduos do eletrodo, causando, além de inclusões do eletrodo, arco instável e muita dificuldade para o soldador controlar o arco. As normas não recomendam este modo de abertura do arco.



Modo dois: este modo é bastante utilizado, porém, a função deve estar incorporada no equipamento de modo automático ou ter uma chave para selecionar o modo lift arc. Tenha certeza de que o manual de operação do equipamento menciona esta função e de como realizar a abertura do arco. É importante ressaltar que existem equipamentos que menciona a função, mas não opera corretamente, o que danifica o eletrodo.



Este modo é benéfico para a operação de soldagem. Ele facilita o acesso à junta pelo soldador, porém, o eletrodo deve estar corretamente preparado ou afiado, pois caso contrário, a ponta poderá ser danificada, causando um arco irregular, tal como ocorre na abertura do arco por raspagem.



Modo três: este modo é também bastante utilizado e apreciado pelos soldadores. Sem dúvida, é o melhor processo para que não ocorra os eventuais problemas mencionados nos outros dois modos. Neste processo, ao acionar o gatilho da tocha, ocorre uma faísca, entre o eletrodo e a peça que auxilia a abertura do arco, sem tocar o eletrodo na peça. Também neste modo, é preciso preparar a extremidade do eletrodo corretamente.



O inconveniente deste modo, é que a alta frequência pode interferir em equipamento eletrônicos e comandos eletroeletrônicos, o que pode danificar os circuitos.



O ideal é ter as fontes para soldagem TIG, que utilizam a alta frequência para abertura do arco, aterradas. Isso minimiza as interferências.



Curtiu nossa dica para abertura do arco no processo TIG? É importante nunca esquecer de ler o manual de operação do equipamento, para sempre executar o seu trabalho com segurança e obter os melhores resultados.


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias