Como soldar chapas finas

30 de setembro, 2022



Você sabia que nossa área técnica recebe vários questionamentos sobre a soldagem de chapas finas? Geralmente as perguntas envolvem informações básicas de como soldar ou evitar perfuração, principalmente em chapas de Aço Carbono, Aço Inoxidável e Alumínio com espessuras menores do que 4 mm.



Chapas ou tubos com espessura finas são bastante usados em aplicações como Móveis, Fabricação de Bicicletas, Serralherias, Auto e Moto Peças, entre outras, e são soldados tanto manualmente como com células robotizadas.



Neste SUMIG Dicas vamos falar mais sobre soldas feitas nos Processo MIG/MAG, TIG e Eletrodo Revestido, os mais usados nas aplicações mencionadas, particularmente as feitas manualmente. Confira no conteúdo a seguir.



No Processo MIG/MAG as seguintes variáveis devem ser observadas:




  1. Use arame com diâmetro de no máximo 1 mm;

  2. Coloque o Bico de Contato paralelo a extremidade do Bocal;

  3. Use gás mistura preferencialmente. Tipo 75/25 ou 80/20 e vazão máxima de 12 litros por minuto;

  4. Solde no sentido empurrando pois reduz a penetração e facilita visualizar melhor a poça de fusão e executar eventual movimento;

  5. Use o Stickout para controlar a penetração ou perfuração da chapa. Maior Stickout reduz a penetração e Menor Stickout aumenta a penetração;

  6. Caso o equipamento possuir Controle de Indutância, ajuste na média;

  7. Caso o equipamento possuir controle de Solda Ponto, considere utilizar em chapa com preparação ruim ou com muita abertura da junta.



É muito importante conhecer estas variáveis e usá-las conforme a necessidade, tipo de junta e se a chapa é galvanizada. É importante ressaltar que quanto melhor a junta, melhor serão os resultados e mais efetivos serão os recursos de ajuste do equipamento.



Vamos agora ver a soldagem com Processo TIG.



No Processo TIG as seguintes variáveis devem ser observadas:




  1. Use Eletrodo com diâmetro de, no máximo, 1,6 mm e faça a ponta corretamente conforme esta Dica Sumig;  

  2. Use o Bocal Cerâmico conforme necessidade e tipo de acesso na junta;

  3. Ajuste a corrente conforme a espessura e tipo do material. Caso a chapa ser de Alumínio use Corrente Alternada;

  4. Sempre solde no sentido empurrando;

  5. Use o Comprimento do Arco conforme espessura da chapa e preparação da junta. Comprimento de Arco longo gera mais calor na peça e pode “rasgar” a chapa. Eletrodo mais próximo o calor é menor;

  6. Caso o equipamento possuir controle de Solda Pulsada, considere utilizar pois a quantidade de calor e distorção da chapa serão menores.



É de suma importância saber destas variáveis e fazer a preparação do Eletrodo corretamente. Alguns colegas falam que pode se usar eletrodo com maior diâmetro, o que é verdade, porém, fica mais difícil controlar o arco.



Vamos agora ver a soldagem com Processo Eletrodo Revestido



A Soldagem de Chapas Finas com Eletrodo Revestido é mais difícil devido às características do processo, e irá depender muito da habilidade do (a) soldador(a), tipo de eletrodo e tipo de material a ser soldado.




  1. Use Eletrodo com diâmetro de no máximo 1,6 mm. Pode avaliar também o de 2 mm de diâmetro;

  2. Use o Eletrodo Correto conforme o material a ser soldando. Aço Carbono, Aço Inoxidável ou mesmo Alumínio;

  3. Se a chapa ser inclinada uns 30 graus, a soldagem fica favorecida e a velocidade de soldagem aumenta;

  4. A soldagem de Chapas Galvanizadas com Eletrodo Revestido é muito difícil e gera muito poro e respingos;

  5. Tente inclinar o Eletrodo para encostar o revestimento na chapa pois facilita a estabilidade do arco e progressão da solda.



Neste processo a dificuldade de soldar chapa fina é bastante difícil e a soldagem de Chapas Galvanizadas é muito instável e gera muitos poros e respingos. Não mencionamos o Processo Arame Tubular com Gás pois o mesmo é recomendado para chapas acima de 6,5 mm.



Esperamos que esta dica tenha ajudado!


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias