Sumig Dicas: como são fabricadas as tochas MIG/MAG?

14 de maio, 2021



Já falamos sobre a importância de se utilizar tochas MIG/MAG, que ofereçam qualidade, segurança, ergonomia e durabilidade, inclusive de seus componentes.



Hoje iremos mostrar como são fabricados e montados os principais componentes de uma tocha MIG/MAG. A fabricação destes componentes e a montagem das tochas é nacional, sendo feita na sede da Sumig, localizada em Caxias do Sul. A Sumig foi fundada em 1980 e é a maior fabricante de tochas MIG/MAG, TIG, Robô e Corte Plasma da América Latina. 



Sem perder tempo, vamos começar pelo componente que mais sofre na soldagem, o bico de contato.



BICO DE CONTATO – A matéria prima deve ser certificada para assegurar uma excelente performance e ótima durabilidade durante a soldagem. Deve ter as dimensões exatas para cada aplicação e parâmetros de soldagem. Consegue-se estas condições somente utilizando-se equipamentos de alta tecnologia e de alta confiabilidade, pelo elevado volume destes itens que são fabricados diariamente. 



BOCAL – Como o bico de contato, o bocal também deve oferecer alta durabilidade e ter dimensões apropriadas para cada tipo de aplicação e parâmetros de soldagem. Além disso, é preciso garantir que o Bico de contato sempre esteja concêntrico ao diâmetro, para se ter a melhor proteção da solda pelo gás. 



Existem diversos tipos de Bocal. Para fabricá-los deve-se utilizar ferramental apropriado e técnicas de engenharia e fabricação que garantam o melhor desempenho e resistência na soldagem. 



DIFUSOR DE GÁS – Cada modelo de difusor de gás passa por um estudo de engenharia para garantir a melhor distribuição do gás pelo interior do bocal, (mostrar o difusor) além de proteger a solda sem causar turbulência. A matéria prima deve suportar todo calor gerado pelo arco e manter a fixação do bico de contato e do bocal. Desta forma trará máxima segurança à operação e ao soldador. 



GUIA ESPIRAL – É um componente de enorme importância no desempenho da operação de soldagem. Deve ser fabricado por técnicas apropriadas, de maneira que garanta a melhor passagem do arame pelo interior da tocha e com o mínimo de atrito. Deve ter também flexibilidade e resistência à abrasão causada pelo atrito do arame, dando ao soldador melhor ergonomia durante a movimentação da tocha.



CABO DE CORRENTE– Podemos dizer que o cabo é o coração da tocha, pois é por ele que passa a energia gerada pela máquina de solda, tensão e corrente. Não adianta termos a melhor e mais avançada máquina de solda, se no ponto onde mais se precisa, o cabo da tocha está comprometido e não deixa a energia passar. Além de qualidade da matéria prima, o cabo deve ter revestimento aprovado por normas IEC e ABNT, que inclui resistência elétrica, resistência a abrasão, não causar acidentes ou choque elétrico no soldador, entre outros fatores de segurança.



PUNHO – Feito de matérias primas de alta isolação elétrica e térmica, o punho é desenhado para dar ao Soldador a melhor ergonomia e mínimo esforço no manuseio da tocha. É montado para minimizar entrada de material particulado e não causar choque elétrico. Tem extrema importância também por proteger a mão do soldador do calor gerado, caso se utilize mais energia do que o recomendado para cada modelo de tocha.



COTROLE DE QUALIDADE – Mesmo utilizando-se as melhores matérias primas e técnicas de engenharia, é importante um rigoroso controle da qualidade ao longo do processo de fabricação e montagem da tocha. Desta forma, será possível garantir o desempenho projetado para o produto e enquadrá-lo nas normas internacionais de Segurança e Qualidade.



Caso tenha dúvidas se o seu fornecedor preferido atende todos estes requisitos, solicite uma visita à fábrica ou evidências de seus métodos de fabricação, engenharia e controle da qualidade empregados na fabricação dos modelos de tochas que são utilizadas na sua empresa. 



Afinal, esta ferramenta trará segurança e conforto aos profissionais soldadores, controle dos custos da empresa através de elevado desempenho e alta durabilidade, além de atender as normas de respeito ao meio ambiente.




Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias