Sumig Dicas: solda de alumínio com o processo MIG

10 de fevereiro, 2023



Neste Sumig Dicas vamos abordar orientações básicas na soldagem do alumínio com o processo MIG. 





A primeira regra em relação ao assunto é: escolher o consumível correto a ser utilizado, pois, diferentemente de como é definido para aço carbono e aço inoxidável, o consumível a ser utilizado deve atender, não somente a resistência da solda após executada, mas também a resistência à trincas, à corrosão, soldabilidade, efeitos de tratamento térmico, entre outros. 





A segunda regra é: limpar a superfície a ser soldada de maneira a evitar a geração de poros na solda e em seu interior.





A terceira regra é: sempre soldar com a tocha no sentido empurrando de maneira que a ponta do arame fique na extremidade do cordão de solda e a tocha inclinada no máximo em quinze graus.





A quarta regra é: use a roldana correta – canal U, caso contrário, o arame será marcado em excesso e irá atolar nas roldanas e na entrada da tocha. 





A quinta regra é: soldar em spray ou pulsado. Não solde alumínio com transferência curto-circuito.Isso irá ter muita porosidade, respingos na falta de fusão. Use spray ou pulsado. Lembre-se de sempre usar gás argônio.





A sexta regra é: use pré e pós vazão de gás na cratera. Ao iniciar a soldagem sempre use de meio a um segundo de pré vazão do gás, para evitar poros. Ao final da solda, sempre preencha a cratera para evitar trinca e poros. Use o mínimo de três segundos de pós vazão de gás.





Acreditamos que estas seis regras básicas podem ajudá-lo a executar soldas MIG, em alumínio, com excelente qualidade. Com a prática, você pode executar cordões com ótimo visual.





Também queremos lembrar que a velocidade de soldagem do alumínio é sempre maior do que quando você solda aço carbono, por exemplo.




Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias