Sumig Dicas: Ciclo de trabalho - o que é e como funciona

12 de março, 2020

Você sabe o que é o ciclo de trabalho em uma máquina de solda? Então vem com a gente porque vamos conferir isso agora!



O Ciclo de Trabalho é determinado pelo fabricante do equipamento e é uma porcentagem do ciclo de tempo, tendo como base 10 minutos, em que a máquina pode operar sem que a temperatura de seus componentes principais suba excessivamente, podendo comprometer o seu desempenho. Por exemplo, uma máquina possui 300 Amperes e 34 Volts de Saída com um Ciclo de Trabalho de 100%. 

Na prática, significa que a máquina pode operar, com a saída mencionada, ininterruptamente e sem comprometer termicamente seu desempenho.



Por outro lado, caso a máquina possuir os 300 Amperes e 32 Volts de saída com Ciclo de Trabalho 60%, significa que a máquina pode operar com esta carga, até 6 minutos em cada intervalo de 10 minutos. Ou seja, após 6 minutos com a carga mencionada, a máquina deve para de soldar e ficar ligada “esfriando” seus componentes por 4 minutos. Após este tempo, a solda pode continuar.

Para evitar o superaquecimento existem várias alternativas, como: Ventilação Continua, Ventilação Automática, entre outras.



Essas alternativas são recursos utilizados pelos fabricantes para “esfriar” e reduzir a temperatura dos componentes mais críticos. Existem componentes para desligar a saída da máquina caso o equipamento sofra um superaquecimento por excesso de trabalho, ou por não se respeitar o ciclo de trabalho determinado pelo fabricante. Geralmente o painel da máquina tem um indicador luminoso que acende caso a temperatura interna da fonte ultrapasse o limite pré-definido.Há casos de máquinas que superaquecem por outras razões, as principais são: cabos de solda enrolados formando bobina, cabos de solda enrolados sobre a fonte, interior da fonte com detritos gerados por esmeril, entre outros. 



Importante: preste sempre atenção na potência real da máquina. Existem casos em que o fabricante utiliza uma nomenclatura que sugere uma amperagem maior do que a máquina realmente apresenta. Por exemplo Máquina MIG400 sugere saída de 400 Ampères e na realidade tem máximo de 250 Ampères. Portanto, sempre exija a documentação do equipamento em que se menciona os valores reais que devem ser a CORRENTE/AMPÈRES e TENSÃO/VOLTS.



Um detalhe muito importante -  o ciclo de trabalho e seu respectivo cálculo é exigido por normas, NEMA ou IEC. Portanto, somente compre maquinas e tochas de solda que sejam fabricados por uma destas normas.




Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias