Editando um programa de Solda parte 02

30 de setembro, 2022



Se você quer saber mais sobre programação de robôs, ou quer fazer a edição do programa sem modificar os pontos já gravados, por exemplo, este material vai lhe ajudar a desvendar todos esses segredos.



 



Para começarmos, vamos falar sobre o robô da OTC. Ele permite que seja feita a edição da escrita do programa, sem modificar a posição dos pontos gravados. Por isso, não é necessário que o robô esteja na posição da linha, para que seja realizada a correção. Esse recurso é acessado quando se pressiona o botão editar, que fica localizado na parte inferior do controle, entre o botão de função, o fn, e o botão do painel de interface, que é sinalizado por I/F.



 



Este botão tem o ícone de um lápis sobre as linhas do programa. Ao pressionar esse botão, são alterados os botões que ficam nas laterais do monitor.



 



Nessa mudança, a barra do programa do robô apresenta tarja vermelha, com letras brancas. Logo, irá aparecer um retângulo vermelho, que pode ser posicionado em qualquer linha e em qualquer opção da linha. Isso significa que é possível ser alterado o valor da velocidade, que normalmente aparece em 100%, na interpolação joint, e em 7200cm por minuto, na interpolação em linear e em circular.



 



Isso permite ser colocado qualquer valor entre 1 e 100% ou entre 6 e 30 mil centímetros por minuto.



 



Assim como é possível alterar a interpolação de cada uma das linhas. Também é possível trocar a linha que está com a interpolação em joint para linear ou para circular, ou vice-versa.



 



Para isso, basta levar o cursor até a interpolação da linha que queres alterar e pressionar o número zero e o botão enter para assim transformar a interpolação atual em joint.



 



Ou ainda você pode digitar o número um e apertar enter, para transformar em linear. Também é possível alterar os valores das interpolações para circular meio, que é o cir um, digitando 2 e enter ou ainda em circular final, que é o cir dois, digitando 3 e enter.



 



Esse range, entre 0 a 3 aparece na parte inferior da tela quando posiciona o cursor sobre qualquer interpolação.



É possível visualizar as opções joint, linear, circular, meio, circular e final e ainda os respectivos valores 0, 1, 2 e 3. Também é possível ver, no lado direito, o campo que será inserido o número para escolher uma das interpolações.



 



Esse mesmo campo de range aparece para qualquer outra opção que deseja ser alterada. Para isso ocorrer é necessário posicionar o retângulo vermelho sobre ele.



 



Assim, é possível verificar os valores aceitos. Qualquer valor fora do range será ignorado pelo comando.



 



Desse modo, podem ser alteradas quantas opções forem necessárias e quantas linhas forem precisas, pois muitas vezes, no momento de criar um programa, não é lembrado o ajuste de alterar a interpolação.



 



Nesse caso, é possível ajustar todas as linhas que foram gravadas em joint ao invés de linear. Com esse recurso, basta pressionar o botão editar e também pressionar cada uma das linhas que estão em joint e que se deseja alterar para linear. Também é necessário pressionar o botão um e completar com enter. Assim, irá para a próxima linha. Você deve repetir o processo até alterar todas elas.



 



É importante reparar que essa conversão de cem por cento em joint para seiscentos centímetros por minuto em linear sempre irá ocorrer quando se edita a linha. Se você considerar que a velocidade de movimentação do robô está muito lenta, você pode alterar a velocidade de seiscentos para sete mil e duzentos centímetros por minuto.



 



Para finalizar essa edição da escrita do programa basta pressionar o botão de editar novamente. Ele irá retornar para o programa do robô, já com as alterações das escritas. Ou também você pode concluir a edição da escrita pressionando o botão lateral de complete, que também irá retornar para o programa do robô com as alterações.



 



Esse é um recurso muito usado na criação e edição de um programa. O único problema é que o recurso de desfazer e refazer não funcionam logo após a edição. Se você pressionar o botão de desfazer ou de refazer nada irá mudar nada. Apenas se pode desfazer ou refazer quando se usa os botões de inserir, deletar, modificar posição ou sobrescrever.



 



É importante lembrar que antes de colocar para rodar o programa de um robô, sempre é importante revisar o programa, repassar os pontos necessários, ou ainda o programa todo, em modo manual.



 



Se você ficou com alguma dúvida, nos escreva!


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias