Parte 2 – cuidados com velocidade inicial e ponto inicial e final

21 de junho, 2022



Seguindo nossa jornada de conhecimento, hoje você irá ver a segunda parte do conteúdo sobre programação.



Após ser aberto o programa que será criado, é muito importante dar um título para ele, mesmo que para o funcionamento e execução do programa ele não seja necessário. Quando se cria muitos programas, assim se torna mais fácil para localizá-los.



Para atribuir um título no programa, é preciso usar uma função específica. Essa função é encontrada quando se pressiona o botão “fn”, localizado na parte de baixo do controle, e ao digitar noventa e nove, que é o código da função comment, também denominada de “rem”. Após pressionar o botão “enter”, será aberto uma janela com o teclado virtual.



Nesse teclado, serão mostradas as letras em ordem alfabética, tanto minúsculas quanto maiúsculas. Também irá aparecer o teclado numérico, caso queira utilizar. Além deles, estão presentes os caracteres especiais, símbolos e pontuações.



Pode-se usar a tela de toque para selecionar as letras ou usar as setas direcionais para ir até as letras. Basta pressionar o botão “enter” para confirmar o uso das letras. Se precisar dar espaçamento entre as letras, o botão “blank” da tela de toque irá fazer isso. Caso precise apagar alguma letra, você pode ir até ela, usando o botão “enable” e mais a seta direcional de direita ou esquerda e pressionar o botão “bs”, que é o backspace, que funciona da mesma forma que nos teclados de computador. Este está presente tanto nos botões do controle quanto na tela de toque. Os botões “r” do controle e o botão “esc” da tela de toque, cancelam a operação e retornam para a janela anterior. O botão “complete” da tela de toque ou o botão “enable” e “enter” confirmam a operação, inserindo o texto escrito na primeira linha do programa. Com isso, ele irá virar o título do programa, sendo mostrado abaixo do campo que mostra a data e a hora.



Detalhe: essa função serve para inserir comentários durante a execução do programa. Ela pode ser usada livremente e não irá aumentar o tempo de execução da ferramenta.



Agora, é hora de falar sobre outra função muito importante: a gravação da movimentação do robô.



Para ser gravado os pontos de movimentação do robô, basta movimentá-lo para a posição desejada e pressionar o botão amarelo “rec”, que faz a gravação dos pontos. Ou seja: esse botão, ao ser pressionado, memoriza a posição de todos os eixos do robô. Toda vez que for executado, ele levará o robô de onde ele estiver para essa posição.



A cada ponto gravado, uma nova linha é inserida no programa. Este será constituído de pontos de movimentação e de funções que irão realizar atividades específicas, como, por exemplo, abrir e encerrar arcos de solda.



É importante ressaltar que a programação do robô é feita pelo método ponto-a-ponto, o que significa que o robô não grava como que foi chegado nessa posição, apenas os pontos determinados.



Por isso, deve-se cuidar os pontos que serão gravados, sendo necessária, às vezes, a inserção de pontos intermediários, para realizar o desvio dos dispositivos ou demais obstáculos que o robô pode encontrar no meio do caminho.



Outro detalhe importante: não importa qual coordenada foi usada para chegar até o ponto, o importante é a posição do robô. Com isso, você pode chegar na posição usando as referências de joint, robot, tool ou users, podendo ser mudada a coordenada no momento que for mais oportuno. A velocidade de movimentação manual também não interfere. O que realmente importa para o robô é a sua posição.



Para indicar para o robô que o programa acabou, é necessário finalizá-lo, colocando um fim. Para isso, se usa a função “end”, que pode ser inserida com o botão “fn”. É preciso usar o código noventa e dois e pressionar o botão “enter” ou usar o atalho no controle, pressionando o botão “enable” e mais o botão “end”, em verde, que fica no canto inferior esquerdo do controle.



Ao inserir esse comando irá aparecer no programa a palavra “end”, indicando que o programa foi finalizado. O robô irá parar exatamente na posição em que se encontra ou poderá retornar para o programa que o chamou. Essa última situação será vista mais para frente, quando abordaremos programas prontos dentro de outros programas.


Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Fique por dentro das últimas notícias